quinta-feira, 29 de novembro de 2007

VI Moitará de Histórias - fotos


RADAMÉS NEFER TUT, Guardião do !Ponto do Conto, e árvore do Espaço POMAR
Foto: Maria Cecília Dal Molim

O VI Moitará, fechando o ciclo de Moitarás de 2007, demonstrou as raízes e a renovação presentes em um círculo. As intregrantes Ana Luisa e Cleudes estão presentes desde o primeiro Moitará ; Telma e Dulce Eugênia iniciam, neste encontro, a participação em nossa Tribo.
Este Moitará foi o mais afetivo deste ciclo. A troca de experiências significativas, que, segundo Walter BENJAMIN, é a Alma da narrativa, foi o bordado que entrelaçou as histórias preferidas _o tema deste encontro_ e as histórias de vida de cada contadora presente.
Agradeço à Ângela Philippini, coordenadora do Espaço POMAR, pelo apoio ao projeto e à Bruna Estrella pela participação na produção dos Moitarás.
Agradeço às Contadoras de Histórias presentes neste VI Moitará, pelos momentos de afetividade e encantamento.

AS FOTOS DO ENCONTRO SÃO DE AUTORIA DE BRUNA ESTRELLA

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Eliana Ribeiro

Aproveitei para estrear uma história: Mito da Criação !kUNG
Esta é uma das propostas do Moitará: tornar-se um espaço no qual as histórias possam ser trabalhadas, arredondadas como as pedrinhas da cachoeira pela ação das águas...

Ana Luisa Mainardi

Ana Luisa Mainardi trouxe o conto, a imagem e a performance. A partir da história de uma fábrica de retalhos brancos que decidem viajar pelo mundo, adquirindo cores e padronagens, a contadora de histórias confeccionou um belo livro de pano, de onde os retalhinhos saltavam para mostrar o resultado das aventuras. A contação de histórias com objetos requer um grande cuidado para que a cadência do conto não se perca; Ana envolveu-nos com sua performance delicada , ritmada e seu trabalho plástico de grande beleza.

Cleudes Werneck

Cleudes Werneck trouxe um conto sobre janelas que se abrem para paisagens imaginadas; descritas com os olhos do coração. Cleudes, presente no primeiro Moitará, fez questão de estar neste, que encerra o ciclo de Moitarás de 2007, para celebrar a figura do Contador de Histórias.

Telma Lucia Moreira Vieira

Telma Lucia é a nova integrante da Tribo do Moitará. A simpática professora, com um repertório brasileiríssimo, pesquisado no mestre Câmara Cascudo, brindou-nos com a Moura Torta . A doçura de Telma assinala a chegada de uma contadora de histórias portadora das boas palavras e que, certamente promoverá o encantamento.

Dulce Eugênia

Dulce Eugênia Oliveira da Silva Marinho é uma das mais novas integrantes da nossa Tribo. Assistente Social, contadora de histórias, participante em projetos da rede de lojas Mundo Verde, Dulce Eugênia compartilhou uma versão belíssima da Lenda da Vitória Régia, recriada a partir da leitura de vários mitos. Compartilhou também um pouco da sua história, da história de seu nome, enfim, todos aqueles preciosos detalhes que dão identidade a um contador de histórias.

Bruna Estrella

Bruna Estrella, nossa cinegrafista/fotógrafa oficial, vem desde o III Moitará, participando também como contadora de histórias. Desta vez ela contou duas histórias, que fazem do repertório de Bia Bedram. "A maior história do mundo".
Deixa passar os patinhos... Deixa passar os patinhos ... cantou Bruna em homenagem ao Contador de Histórias, aquele que é capaz de acrescentar graça a uma fila de patinhos que nadam leeeentamente e, com essa graça, convencer a um Rei.
A outra história, cheia de ritmo e travessura, foi sobre um menino que recebe um nome do Anjo e outro nome do Capeta. Diga-se de passagem, bem que tentamos pronunciar os dois nomes, mas só Bruna conseguiu essa proeza.

A Tribo do VI Moitará

Que um novo ciclo, pleno de boas histórias, se inicie !

Até o próximo Moitará !


Até 2008 !

V Moitará de Histórias - Fotos


As fotos do V Moitará de Histórias estão em processo de restauração. Brevemente serão publicadas.