IMAGEM: Capa do CD ÑANDE REKO ARANDU - MEMÓRIA VIVA GUARANI, gravado por crianças de quatro aldeias Guarani: Sapucai, na cidade de Angra dos Reis; Rio Silveira, em São Sebastião; Morro da Saudade, na cidade de São Paulo e Jaexaá Porã, em Ubatuba.
Os índios Guarani da Aldeia
Tekoa Itarypu / Mboy- Ty de Camboinhas
vêm convidar os moradores de Niterói e os amantes da cultura brasileira para a reinauguração da aldeia de Camboinhas e para a abertura do
Centro de Cultura
Tupi-Guarani
de Camboinhas
Neste evento inovador, teremos diversas atividades relativas à cultura Guarani, além da exposição e venda dos seus artesanatos. Você vai ter a oportunidade de contribuir para a sustentabilidade dessa aldeia guarani e de sua cultura.
Dia 13/09/2008 - Sábado
Programação:
15:00h - Abertura das Festividades de Reinauguração da Aldeia Guarani de Camboinhas - Lançamento do Centro de Cultura Tupi- Guarani de Camboinhas - Apresentação do Coral Guarani de crianças.15:30h - Apresentação da culinária Guarani.
16h - Oficinas Guarani: escultura em madeira, artesanato, pintura corporal, pintura em tecido, visitação à Oca familiar.
17h- Demonstração da construção de uma Oca, demonstração de arco e flexa
17:30h- Apresentação do coral das Crianças e jovens
18:00h- Acender da fogueira, Mborai-ete-i (canto do pajé) e cerimônia na Casa de Reza
18:30h - Fala do Cacique Darci, de artistas e convidados.
19:00h - A atriz Priscila Camargo conta Histórias Guaranis
A cantora Nedir Cândida canta Villa Lobos
19:30h - Xondaro (dança dos guerreiros), encerrando a cerimônia.
ERRATA: OLÁ PARA TODOS E TODAS.
ESTA POSTAGEM É CÓPIA DE DIVULGAÇÃO QUE RECEBI. NOS COMENTÁRIOS POSTADOS NO '!PONTO DO CONTO', CONTUDO, FE GENTILMENTE ALERTA PARA A DENOMINAÇÃO CORRETA.
MANTEREI A POSTAGEM, TAL COMO A RECEBI , POIS ACREDITO SER ESTE O NOME DADO AO CENTRO DE CULTURA. ACRESCENTO, PORÉM, A CORREÇÃO ENVIADA:
FE, sou grata pela visita e pela contribuição.
Mbyá Guarani.
Tupi-Guarani não é certo se usar.
Fou uma festa linda!